HPA Gambelas 2021
Mais espaço, mas sobretudo melhor serviço

Finalmente concretizado.
Depois de alguns anos de planos e projetos, em finais de 2019, altura em que a unidade comemorava o seu 10º aniversário, o Conselho de Administração decidiu avançar com a expansão da unidade de Gambelas, dando seguimento à necessidade de aumento do espaço tantas vezes “clamada” pelos seus profissionais e também algumas vezes sugerida pelos nossos clientes. O espaço já não chegava para a procura e o número de consultas não crescia por falta de disponibilidade de gabinetes para o alargamento das agendas médicas, originando uma consequência imediata: o crescimento dos tempos de espera.

Ir para unidade

Em boa hora a obra avançou (início de janeiro de 2020), criando nos primeiros dias algum receio de que esse início de obra (grande e ousada) fosse de alguma forma incomodar a convalescença dos doentes internados ou em consultas. Isso não se confirmou e, tirando alguns dias de maior ruído, dentro da unidade pouco ou nada se deu conta desta obra que decorria na cobertura do edifício.
Apesar da incerteza causada pela pandemia (que algumas vezes obrigou a ponderar se o timing seria de manter ou suspender a continuação dos trabalhos), a decisão foi de avançar e cumprir o plano inicial: inaugurar a nova área antes do final de 2020.
Fica a certeza de que com esta expansão ficaremos com uma unidade mais funcional; serviços já existentes, mas francamente melhorados na nova área da ginecologia/obstetrícia, na unidade de oncologia (que agora poderá triplicar a sua capacidade) e na área dos exames especiais (gastroenterologia, urologia e pneumologia). Ao mesmo tempo, serão também melhoradas as áreas de consulta no piso 0, bem como a capacidade de internamento, nomeadamente em quartos individuais para internamento médico ou cirúrgico e também a lotação do serviço de maternidade/puerpério.
Concretizado o plano de expansão de 2020, o grande desafio de 2021 será a melhoria do serviço prestado. A aposta em novas plataformas de comunicação e partilha de informação com os clientes, como a nossa aplicação myHPA Saúde, a diferenciação por “quiosques” de atendimento que retiram a necessidade de estar em fila de espera para admissão ou pagamento, contribuirão para a eficácia do tempo, proporcionando que este seja gasto exclusivamente para a concretização do ato médico necessário. Também porque nos encontramos em situação de pandemia, ainda sem data prevista para o seu fim, este tipo de tecnologia tornou-se necessária para aumentar a proteção de todos, num hospital que continuamos a considerar seguro.
E porque estas datas “redondas” são também alturas de balanços, é também necessário e de absoluta justiça, reconhecer a importância das nossas equipas que diariamente de uma forma mais ou menos visível, oferecem o seu trabalho e profissionalismo, prestando o melhor serviço aos nossos clientes. Além do destaque óbvio às nossas equipas médicas, de enfermagem, terapeutas, auxiliares e equipas administrativas que interagem diariamente com o público, todas os restantes colaboradores que não prestam cuidados ou atendimento direto, são também merecedores do mesmo reconhecimento. Equipas administrativas de back-office, manutenção, informática, serviços farmacêuticos e aprovisionamento, cozinha, laboratórios, imagiologia contribuem na sua medida para que o todo da unidade funcione e o serviço ao cliente possa melhorar diariamente.
Fica o nosso compromisso: continuaremos a trabalhar para melhorar o serviço e a satisfação dos nossos clientes; continuaremos a apostar na diferenciação da nossa unidade, quer ao nível de instalações quer ao nível de equipamentos de diagnóstico e terapêutica; continuaremos a apostar na diferenciação tecnológica, mantendo esta unidade ao nível das melhores do país.
Esperamos continuar a contar com a sua confiança nos nossos serviços.

Pedro Santinha

Diretor do HPA Gambelas

Esperamos continuar a contar com a sua confiança nos nossos serviços.