Dr Luís Fernandes

Diretor da Qualidade

Dr Luís Fernandes

HPA Gambelas confirma reacreditação pela Joint Commisssion International – JCI

Pela segunda vez consecutiva, o Hospital Particular do Algarve – Gambelas consegue a reacreditação pela Joint Commission International (JCI).
Este reconhecimento acontece numa altura em que todo o mundo se debate com uma pandemia e, por isso, procura tranquilidade, segurança, atendimento e cuidados de saúde de qualidade.
Foram quatro dias de auditoria por três auditores altamente qualificados. A metodologia utilizada foi adaptada às condicionantes atuais e, por isso, acrescida de novos desafios. Assim, em vez da tradicional auditoria presencial, foi realizada uma auditoria por via remota, recorrendo a tecnologia digital. Tal em nada diminuiu o grau de exigência e o rigor caraterísticos da JCI já que, embora a milhares de km de distância, os tracers funcionaram em tempo real com recurso a equipamentos de vídeo.

HPA Gambelas confirma reacreditação pela Joint Commisssion International – JCI

A acreditação e certificação da JCI é reconhecida como um símbolo global de excelência na qualidade da prestação de cuidados de saúde que reflete o compromisso de uma organização em atender a vários padrões de desempenho de qualidade baseados em evidências.
Os critérios de acreditação são abrangentes, sendo várias as áreas que foram avaliadas e reavaliadas pela equipa auditora que complementaram a abordagem do Hospital Particular do Algarve e a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Essas áreas incluem, mas não estão limitadas a:

• Metas internacionais de segurança do paciente;
  • Avaliação de pacientes;
  • Cuidados aos pacientes;
  • Melhoria da qualidade;
  • Prevenção e controlo de infeções;
  • Governança, liderança e direção;
  • Segurança das instalações.

Em todas estas áreas não foram encontrados achados comprometedores. Na verdade, o Hospital Particular do Algarve obteve uma excelente classificação, sem necessidade de efetuar ações corretivas de maior. Tal deve-se ao elevado empenho dos nossos profissionais para a prestação de cuidados excecionais, motivados pela gestão de topo que oferece as condições necessárias para um ambiente seguro.
Com esta reacreditação, os nossos pacientes têm a garantia que o do Hospital Particular do Algarve e os seus profissionais estão capacitados para oferecer cuidados seguros assentes nas melhores práticas internacionais. Têm igualmente a garantia que as instalações são seguras.
A acreditação traz também benefícios aos nossos colaboradores uma vez que promove o incremento da melhoria das condições de trabalho pela segurança adquirida, bem como proporciona a estabilidade do clima organizacional entre os profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que estabelece um ambiente de trabalho mais apetecível e propício para o fortalecimento das relações humanas.
Embora apenas tenhamos a unidade HPA Gambelas acreditada, todo o referencial JCI é aplicado nas unidades do Grupo HPA Saúde. Assim, é assegurado o mesmo nível de qualidade nos nossos hospitais e clínicas.
A próxima auditoria de reacreditação ocorrerá dentro de três anos, com a certeza que o grau de exigência e rigor será mais elevado já que, a cada três anos, a JCI efetua uma revisão dos seus padrões aos quais as instituições terão que dar resposta. Estamos certos que estaremos à altura.

Dr. João Bacalhau
Presidente do Conselho de Administração
CEO Grupo HPA Saúde

A acreditação JCI é a confirmação da qualidade, inovação e diferenciação dos nossos serviços no HPA.
Para além de nos ajudar a consolidar e a melhorar toda a estrutura de procedimentos já existente (controlo de infeção, cirurgia segura, prevenção do risco de queda), a JCI permite-nos evoluir em processos de monitorização avançada em todas as áreas e grupos profissionais do hospital.
Esta acreditação é fruto do empenhamento da administração, mas muito em especial da dedicação dos nossos colaboradores. É definitivamente um selo de qualidade dos nossos serviços.

Dr. Paulo Vieira de Sousa
Diretor Clínico do HPA-Gambelas
Presidente do Conselho Médico do Grupo HPA Saúde

Com esta reacreditação a qualidade do ato médico sai reforçada, pela melhoria da segurança do doente e, todas as interações entre profissionais têm uma dinâmica que reduz substancialmente a possibilidade do erro clínico.
Esta reacreditação traz-nos mais responsabilidade, mais vontade de fazer melhor e com mais qualidade.
Para nós a Joint Comission International é uma forma de objetivamente conseguirmos dizer que no Algarve há uma unidade que é acreditada segundo os melhores padrões internacionais.

Enf.º Paulo Silva
Enf.º Coordenador do HPA-Gambelas
Presidente do Conselho de Enfermagem do Grupo HPA Saúde

A acreditação pela JCI é um processo complexo, para o qual é necessário envolver toda a estrutura, envolver todas as pessoas, para que todos sintam o mesmo espírito de missão.
Em termos qualitativos devemos encarar esta acreditação numa perspetiva de melhoria contínua, querendo ser cada ano mais e melhor na prestação de cuidados.
Se conseguirmos “ver e sentir” essa mudança, “ver e sentir” o incremento na qualidade e na segurança do paciente, então é porque o desafio foi ganho.

Dr. César Santos
Diretor do HPA-Gambelas
Administrador do Grupo HPA Saúde

Esta experiência com a JCI tem permitido à estrutura tornar-se mais reflexiva, problematizar mais os processos internos e acima de tudo, com o envolvimento de todos os colaboradores.
Esta é uma certificação muito focalizada para a segurança do doente e para a qualidade dos cuidados, considerada a mais notável e mais credível no mundo.
Desse modo, é uma grande satisfação podermos alcançar este mérito.