Dra. Cátia Caires

Médica Dentista

Dra. Cátia Caires

Dental HPA Madeira
A arte de criar sorrisos e saúde oral

HPA Magazine 21 // 2024

Há 12 anos que a DENTAL HPA transforma sorrisos, promove a saúde oral e devolve a autoestima aos seus pacientes. Está presente no Algarve, no Alentejo e agora, também, na Região Autónoma da Madeira.
Inaugurada em novembro de 2022, a DENTAL HPA, situa-se no Funchal na Avenida do Infante, é sendo a décima unidade, de Medicina Dentária do Grupo HPA Saúde, e a primeira da região.
Na Madeira, a DENTAL HPA integra a rede de hospitais e clínicas do Grupo HPA Saúde – Madeira, composta pelo Madeira Medical Center, pelo Hospital Particular da Madeira e pela B.clinic. Falámos com a Coordenadora Clínica, a Dra. Cátia Caires, para lhe darmos a conhecer um pouco sobre a DENTAL HPA – Madeira

DENTALHPA

A DENTAL HPA já existe há 12 anos e está presente no Algarve, no Alentejo e agora, também, na Região Autónoma da Madeira. O que a levou a abraçar este projeto e a assumir a coordenação clínica da DENTAL HPA na Madeira?
Em primeiro lugar, quero agradecer a proposta que me foi endereçada e, consequentemente, à minha equipa clínica, que nos irá acompanhar neste percurso. Numa primeira abordagem, foi-me apresentado um desafio com o qual me identifiquei, em vários aspetos. Primeiramente, o facto de estar integrada numa equipa multidisciplinar, com uma relação direta ao meio hospitalar, traz muitas vantagens para nós médicos, mas principalmente para os pacientes.  Estando integrados nesta rede, conseguimos avaliar o paciente como um todo, mantendo uma relação direta com as outras especialidades, o que facilita a comunicação entre colegas e um rápido e eficaz acesso a todos os dados clínicos dos pacientes.
Por essa razão e pelo facto de ser cada vez mais importante trabalhar em equipa, e estando em sintonia também com os objetivos que a administração tem para o presente e para o futuro, baseados na inovação e na diferenciação, em termos de instalações, equipamentos e materiais de qualidade, aceitei este desafio com a convicção de que juntos iremos trabalhar com o mesmo objetivo, a saúde do paciente.

Na DENTAL HPA, a saúde oral é sinónimo de qualidade de vida e felicidade dos seus pacientes.
De que forma, a DENTAL HPA Madeira, dá resposta às necessidades do paciente?

Como referi anteriormente, existem várias vantagens para o paciente ser atendido numa unidade multidisciplinar. No nosso caso em particular, temos uma relação próxima e direta com a B.clinic, numa intenção de aliar e conjugar duas áreas que se complementam, de forma a conseguirmos um melhor resultado final, de acordo com os objetivos do paciente.
Outra vantagem exclusiva será a possibilidade de executar determinados procedimentos clínicos em ambiente hospitalar, por exemplo algumas cirurgias que exijam maior monitorização do paciente e outro tipo de anestesia, que não a anestesia local, num ambiente preparado especificamente para o efeito. Além de estarmos equipados com a melhor tecnologia, em termos de instalações, equipamentos e material de consumo.

A inovação, a especialização dos profissionais e as abordagens diferenciadoras são pilares fulcrais da DENTAL HPA. Como caracteriza a equipa clínica da Madeira?
A nossa equipa caracteriza-se pelo atendimento especializado do paciente, baseado na diferenciação a nível académico, estando sempre em constante formação, no sentido de estarmos sempre atualizados com a prática das melhores técnicas e sempre na linha da frente em relação aos procedimentos inovadores. Oferecemos uma atenção especial aos pacientes, para perceber quais os seus objetivos e percorrer um caminho sempre em sintonia, de forma a atingir um resultado final que seja o desejado, e de forma que ambas as partes se sintam mutuamente satisfeitas no decorrer dos tratamentos, predominando a cumplicidade e uma relação de confiança.
Que compromisso a DENTAL HPA Madeira assume para com os pacientes? Com o que podem contar?
Mantemos desde já um compromisso com os nossos pacientes, de que temos uma grande equipa, a trabalhar direta e indiretamente, com um único objetivo: a manutenção da sua saúde, neste caso a saúde oral, aliada à sua relação em termos estéticos.

Que serviços oferece a DENTAL HPA Madeira?
Temos disponíveis todas as áreas e especialidades da Medicina Dentária, desde a prevenção, às áreas com procedimentos operatórios, cirúrgicos, ortodônticos, reabilitação oral, odontopediatria, entre outros, realizados por profissionais que se dedicam a cada área especificamente, de forma a utilizar as mais recentes técnicas específicas para cada caso em particular.

Que serviços diferem na DENTAL HPA Madeira – Av. Infante e na Dental HPA Madeira – Rua do Seminário?
Os serviços são semelhantes entre as duas clínicas, visto que a equipa clínica também será semelhante.
Apostaremos na diferenciação tecnológica nas nossas clínicas dentárias, pelo que os nossos pacientes serão agendados para a unidade que dispõe da melhor e mais recente tecnologia para o tratamento em causa.

Que ambições e expectativas tem para o futuro da DENTAL HPA Madeira?
Temos a expectativa de nos afirmarmos gradualmente no mercado regional, em relação à Medicina Dentária, apostando não só na tecnologia como na qualificação dos nossos profissionais. É desta forma que nos vamos afirmar, para crescer e proporcionar uma maior abrangência e facilidade de acesso aos cuidados de saúde oral na RAM.