waiting times

Hospital Particular Alvor

00h00m

Atendimento Urgente

Hospital Particular Gambelas

00h00m

Atendimento Urgente

00h00m

Pediatria

Hospital Particular da Madeira

00h00m

Pediatria

00h00m

Atendimento Urgente

Madeira Medical Center

00h00m

Atendimento Urgente

HOSPITAL PARTICULAR DO ALGARVE ORGANIZA FORMAÇÕES INÉDITAS E DIFERENCIADAS

A Formação assume nas organizações uma posição de destaque como agente de mudança e adaptação às novas realidades. Ciente desta dinâmica, o Grupo Hospital Particular do Algarve tem impulsionado a valorização profissional e a realização pessoal dos seus colaboradores através deste veículo, com um alargamento cada vez maior à participação externa de outros profissionais, parceiros e agentes, quer enquanto formandos, quer enquanto parceiros formadores.

 

I Curso Teórico-Prático de Pequena Cirurgia

 

No passado sábado dia 23 de Janeiro teve lugar no Hospital Particular de Gambelas o I Curso Básico Teórico-Prático de Pequena Cirurgia, sob a coordenação do Dr. Filipe Guerra e a auditoria externa do Dr. Luís Féria, Coordenador do Departamento de Cirurgia do Ambulatório do Hospital Beatriz Ângelo.

 

Na parte da manhã forma apresentados os conteúdos teóricos relacionados e necessários ao desenvolvimento da componente prática nomeadamente Fisiopatologia da Cicatrização; Farmacodinâmica dos Anestésicos Locais; Antisépsia e Materiais de Pequena Cirurgia.

 

Da parte da tarde os formandos – médicos e alunos de medicina – foram distribuídos por 5 bancas práticas, com um rácio de 3 formandos por 1 tutor/formador, para que o processo de ensino/aprendizagem fosse eficaz e corretamente monitorizado. Foi então possível aprender e praticar as seguintes técnicas: Nós com Pinças e Manuais; Práticas de Sutura em Espuma e em Tecido Animal e Tratamentos Específicos como Drenagem de Abcessos ou Extração de Corpos Estranhos.

 

Nunca se tinha realizado no Algarve nenhum curso com esta apresentação, o próprio patrocinador dos materiais, a empresa alemã B-Braun, com larga experiência neste tipo de ações, testemunhou que em termos nacionais nunca tinha até agora, organizado uma formação deste tipo. Habitualmente estes cursos só disponibilizam a aprendizagem relativa às suturas e nós e, em modelos exclusivamente inorgânicos. A possibilidade do processo de aprendizagem ter sido realizado em tecido animal, e com situações clínicas concretas, permitiu aos formandos experienciarem a prática mais próxima da realidade do dia-a-dia.

Está previsto que este curso tenha a periodicidade de pelo menos uma vez por ano e que possa ser formatado aos curricula académicos de instituições de ensino.

 

 

 

Curso de Operador de Câmara Hiperbárica - ChAtt & ChOp Course  

 

Iniciou-se na passada terça-feira dia 26 de Janeiro o Curso de Operador de Câmara Hiperbárica, no Hospital Particular de Alvor. Esta é a terceira vez que um curso desta área se realiza em Portugal e a primeira vez no Algarve.

 

O ChAtt (assistente de câmara) é um curso de 3 dias em que os formandos, praticando em câmaras hiperbáricas, são ensinados a operar como assistentes para assistir um mergulhador acidentado do melhor modo possível durante o tratamento. O assistente é a pessoa que terá de assegurar-se que não há nenhum risco de segurança na câmara durante o tratamento e terá de trabalhar em conjunto com o operador de câmara. Este elemento também será formado em como atuar em caso de emergência no interior da câmara. O ChOps (operador de câmara) é um curso de 5 dias e treina operadores que trabalharão em câmaras hiperbáricas.

 

O curso é coordenado pelo Dr. Manuel Preto da BaroOdissey e uma referência nacional nesta área, sendo que os formandos ficarão certificados pela DAN Europe – Divers Alert Network Europe.

 

Esta parceria e oportunidade surgiram devido ao facto do Hospital Particular do Algarve ser a única entidade que possui uma câmara hiperbárica a sul de Lisboa, com 8 lugares, que permite assim este tipo de formações.

26, January 2016