News

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Esta é uma data que promove a prevenção dos acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

Integra uma campanha de sensibilização destinada a chamar a atenção internacional para a magnitude do problema e em como a promoção e criação de uma cultura de segurança e saúde no local de trabalho pode ajudar a reduzir o número de lesões e doenças relacionadas com o trabalho.

Entre 2020 e 2022, a campanha “Locais de trabalho saudáveis: aliviar a carga” da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho centra-se na prevenção de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho.

Riscos relacionados com a postura, a exposição a movimentos repetitivos ou a posições cansativas ou dolorosas e a elevação/deslocação de cargas pesadas, são considerados fatores de risco muito frequentes, que podem causar lesões musculosqueléticas. Dada a generalização das lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho, torna-se evidente que é necessário fazer mais para aumentar a sensibilização no que respeita às formas de prevenção.

Como tal, em conjunto com a equipa de Medicina Física e Reabilitação, foi criado um vídeo com exercícios de alongamento que os colaboradores podem realizar durante o dia de trabalho. Os exercícios propostos ajudam a prevenir a rigidez e a dor muscular, mas também reduzir a ansiedade, o stress e a fadiga. Junte-se a nós.

 

28, April 2021