waiting times

Hospital Particular Alvor

00h00m

Atendimento Urgente

Hospital Particular Gambelas

01h02m

Atendimento Urgente

00h06m

Pediatria

Hospital Particular da Madeira

00h07m

Atendimento Urgente

00h27m

Pediatria

Madeira Medical Center

00h00m

Atendimento Urgente

News

Dia Mundial a Diabetes

Hoje Dia Mundial a Diabetes alertamos para a importância da multidisciplinariedade no acompanhamento do utente. Leia os conselhos da nossa nutricionista Dra. Marina Augusto Estêvão e do internista e responsável pela consulta da diabetes, Dr. Ricardo Louro. A Consulta Médica de Diabetes é de extrema importância para se otimizar a estratégia terapêutica, colocando o doente no centro de todas as decisões e vencendo a inércia terapêutica. Contudo, esta torna-se insuficiente para esta patologia tão diversificada e complexa, que obriga a uma alteração dos estilos de vida, com vista a atingir o controlo metabólico de acordo com o objetivo individualizado do doente.

É aqui que surge o seguimento complementar da Consulta Médica de Diabetes com a Consulta de Nutrição, Programas de Exercício Físico, Ensinos da Equipa de Enfermagem em Hospital de Dia e as Consultas Médicas de Especialidade.
Com o diagnóstico de Diabetes surgem muitas vezes dúvidas relativamente ao tipo de alimentação a adotar. Infelizmente, ainda estão enraizados vários mitos que poderão confundir e prejudicar o bom controlo da doença.

“Não posso comer batatas, arroz nem massas!”
“Frutas só mesmo maçã ou pera!”
“Já deixei de comer pão, passei a comer granola, mas a glicemia anda sempre alta!”
“Comprei bolachas sem açúcar e é o que tenho andado a comer ao longo do dia”

Estas são algumas das ideias com que os utentes chegam à Consulta de Nutrição.
O encaminhamento para a Consulta de Nutrição mostra-se relevante, na medida em que o utente aprende, não só a comer de forma variada e equilibrada, mas também numa fase mais avançada a contabilizar a sua ingestão de hidratos de carbono.
Nos doentes insulinotratados permite individualizar o tratamento, com cálculos relativamente às unidades de insulina a administrar tendo em consideração as quantidades e tipo de alimentos que ingeriu.
Uma dieta equilibrada desempenha assim um papel fulcral em TODOS os doentes diabéticos. Em conjunto com o exercício físico regular e um plano alimentar bem estruturado a perda ponderal em pacientes diabéticos obesos tem-se mostrado muito relevante no controlo da patologia.

14, November 2019