Clinical Psychologist
HPA Magazine 21 // 2024
Atualmente sabe-se que a gravidez e o pós-parto são um momento de enorme vulnerabilidade pelo qual algumas mulheres passam e que envolvem alterações ao nível biológico, psicológico e social e que, juntamente com determinados fatores individuais poderão desencadear estados ansiosos e depressivos, podendo limitar de alguma forma a dinâmica saudável da mulher e trazer consequências para o seu bebé.
A propósito desta temática, recentemente em outubro, foi realizado o 5º Simpósio Nacional da Grávida, desenvolvido pelo Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Grupo HPA Saúde - Gambelas, centrado no tema “O Bem-Estar Mental e Físico na Gravidez e Pós-Parto”, onde estiveram presentes diversas áreas de conhecimento e onde se expôs a importância do envolvimento da sociedade em geral na atenção e apoio à grávida e à puérpera.
Abordaram-se essencialmente as duas principais patologias psicológicas ligadas à gravidez e ao pós-parto, como é o caso da depressão, através da sua sintomatologia, como a presença de tristeza, perda de prazer e interesse nas atividades, agitação ou lentificação psicomotora, sentimentos de inutilidade ou culpa e desesperança, salientando ainda que, apesar de haver outros sintomas associados a esta patologia, como a alteração do apetite, insónia e fadiga, também são comuns à gravidez e pós-parto e por isso não devem ser contemplados como sintomas de diagnóstico; e da ansiedade, caraterizada pela preocupação excessiva, intrusiva e persistente, inquietação, irritabilidade, tensão muscular, insónia, dores no estômago, náuseas e diarreia.
Demonstrou-se a importância do envolvimento dos diversos profissionais de saúde do serviço e da sua formação ligada à parte mental como forma de diagnóstico e referenciação para a visita (internamento)/consulta de psicologia. Realçou-se ainda a existência de questionários que avaliam sintomas/estados emocionais no momento do planeamento da gravidez e aquando da saída da puérpera deste serviço, ajudando-a a identificar sintomas e a pedir ajuda caso seja necessário.Toda a sintomatologia abordada anteriormente, procurou trazer informação não apenas, à grávida e à puérpera, mas também à família e sociedade em geral para que todos estejam atentos à evidência destes sinais que de alguma forma são de alerta, para que em conjunto possamos prestar o melhor acompanhamento e apoio, de um modo mais eficaz, à futura mãe, o mais precocemente possível.