request appointment / exam
search
contacts
waiting times
Hospital Particular Alvor
UGA 00h19mUrgent Care
Hospital Particular Gambelas
UGF Over 1H30Urgent Care
UPF 00h05mPaediatrics
Hospital Particular da Madeira
UGHM 00h00mUrgent Care
UPHM 00h03mPaediatrics
Madeira Medical Center
UGMM Unscheduled Medical Carewaiting times
Hospital Particular Alvor
UGA 00h19mAtendimento Permanente
Hospital Particular Gambelas
UGF Superior a 1H30Atendimento Permanente
UPF 00h05mPediatria
Hospital Particular da Madeira
UGHM 00h00mAtendimento Permanente
UPHM 00h03mPediatria
Madeira Medical Center
UGMM Atendimento MédicoPode ainda contactar-nos através do 282 42 04 00 Algarve | 269 630 370 Alentejo | 291 003 300 Madeira
(Chamada para a rede fixa nacional)Request Appointment/Request Exam - After completing the respective forms, these requests will be processed by our services, and you will receive confirmation by email. The indications about the Agreements (Insurance/Subsystem) are merely informative, please request confirmation in the "Observations" field.
Schedule Appointment/Exam myHPA - By accessing myHPA Saúde you can make the appointment in real time, directly on the Doctor's schedule according to his availability.
You can also contact us at +351 282 420 400 Algarve | +351 269 630 370 Alentejo | +351 291 003 300 Madeira
(National landline)
Your request has been successfully received. We will confirm your appointment shortly.
Download myHPA Saúde:
HPA Health Group Newsletter:
Subscribe and stay up to date with all the news!
Specialist in Gynecology and Obstetrics
Responsible for Prenatal Diagnosis Consultation
HPA Magazine 17
Progressivamente, abandona-se o conceito de diagnóstico pré-natal como ferramenta cujo único objetivo é a deteção de malformações no feto. A introdução do rastreio de pré-eclâmpsia no 1º trimestre e do rastreio de parto pré-termo conferem ao diagnóstico pré-natal uma componente de saúde materna e perinatal de suma importância a acrescentar ao seu já tão válido papel na vigilância da gravidez.
O avanço tecnológico acarretou uma melhoria muito significativa da qualidade de imagem permitindo diagnósticos em idades gestacionais cada vez mais precoces. A deteção precoce permite uma melhor articulação entre as diferentes especialidades envolvidas no cuidado da grávida e do feto. O diagnóstico in utero permite um planeamento de atuação prévio conferindo um melhor desfecho ao recém-nascido.
Também as novas técnicas utilizadas nesta área, nomeadamente as referentes à genética, têm vindo a melhorar os cuidados na gravidez permitindo diminuir situações com potencial ansiedade e eventuais complicações para a gravidez. Falamos neste caso do teste pré-natal não invasivo que tem vindo a substituir em escala crescente o rastreio de trissomias combinado por ser mais eficaz na deteção destas alterações e evitando a necessidade da realização de testes invasivos como a amniocentese numa grande percentagem de gravidezes.
Sendo uma área extremamente abrangente e desafiante o papel do diagnóstico pré-natal na gravidez é claro e indiscutível. Uma avaliação correta neste contexto permite melhorar os cuidados à mãe e ao recém-nascido mesmo antes do momento do nascimento.