waiting times

Hospital Particular Alvor

00h25m

Medical Emergency

Hospital Particular Gambelas

00h07m

Medical Emergency

Over 1H30

00h04m


Consultas Especializadas em problemas da Criança

Pré-Natal

INFORMATION FORM


A gravidez constitui um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher e também na vida de um casal. Os 9 meses são vividos em grande expectativa e encantamento, mas também com alguma ansiedade e algumas incertezas. Foi a pensar nestas últimas que criámos esta página, inteiramente dedicada a si e ao seu bebé. 
Preparámos igualmente uma consulta especializada para este momento – a
Consulta Pré-Natal de Pediatria – onde de forma tranquila lhe prestaremos todo o apoio e ensinamentos, que a prepararão com antecedência, mas sobretudo de modo informado, para a grande e fantástica viagem da sua vida. 
 

Paediatric Prenatal Consultation

 

Prevenir infeções durante a gravidez

INFORMATION FORM

 

As infeções durante a gravidez podem prejudicar a sua saúde e do bebé. Para que todos se mantenham bem, tome algumas precauções e opte por estilos de vida saudáveis.

  • Mantenha uma boa higiene. Lave as mãos com frequência - especialmente quando estiver em contacto com crianças. Lavar as mãos regularmente, principalmente antes e depois de certas atividades, é uma das melhores maneiras de remover os germes, evitar adoecer e prevenir infeções. É especialmente importante lavar as mãos antes de manipular alimentos e depois de assoar o nariz. Se não houver sabão e água corrente, pode usar um gel desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Cozinhe a carne até que esteja bem passada. Os sucos devem sair claros e não deve estar rosada por dentro e preferencialmente deixe-a descansar alguns minutos após a cozedura. Tente não comer carnes malcozidas ou carnes processadas, como cachorros-quentes, pois podem conter bactérias nocivas chamadas Listeria monocytogenes.
  • Evite leite não pasteurizado ou alimentos confecionados a partir dele. Não coma queijos de pasta mole, como feta, brie e queijo fresco, a menos que tenham rótulos que digam que são de leite pasteurizado. Produtos não pasteurizados (crus) podem conter bactérias nocivas.
  • Informe-se com o seu obstetra acerca do estreptococos do Grupo B (GBS). Cerca de 1 em cada 4 mulheres é portadora deste tipo de bactéria, sem o saber, pois não tem sintomas. Há um teste fácil e simples de realizar que deve ser realizado no final da gravidez que permitirá saber se tem ou não essa bactéria.
  • Converse com o seu obstetra acerca das vacinas. Algumas vacinas são recomendadas antes de engravidar, durante a gravidez ou logo após o parto. Tomar as vacinas certas no momento correto pode ajudá-la a manter-se saudável. Por exemplo, é o caso da vacina contra a gripe.
  • Faça o teste para as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Algumas pessoas têm este tipo de doenças e são assintomáticas. É importante saber se tem alguma DST, pois a sua presença pode afetar, além da sua saúde, a saúde do bebé. Converse com o seu obstetra, pois algumas DSTs podem ser tratadas durante a gravidez.
  • Caso não tenha sido vacinada ou não tenha contraído varicela ou rubéola, evite o contacto com pessoas infetadas com estas doenças. A varicela pode causar complicações na gravidez e defeitos congénitos; a rubéola pode causar defeitos congénitos graves, risco de aborto espontâneo ou nado morto. Durante a pandemia COVID-19 siga as medidas de segurança recomendadas: use sempre uma máscara, evite multidões e pratique o distanciamento social.
  • Proteja-se contra insetos que podem transmitir doenças. Quando estiver ao ar livre em zonas com essa possibilidade, use camisas de manga comprida e calças compridas. Use também repelente de insetos, mas sobretudo evite viajar para áreas onde exista esse risco.
  • Não toque ou troque a areia da cama dos gatos sujas e evite o contato com solo potencialmente contaminado. Peça a outra pessoa para fazer isso. Se não tiver essa possibilidade, use luvas e lave as mãos de seguida. Os excrementos dos gatos podem conter um parasita prejudicial que causa uma infeção chamada toxoplasmose.
  • Não deve contatar com roedores, lagartos ou tartarugas de estimação, devido aos seus excrementos. Se tem algum destes animais de estimação, peça a alguém que cuide dele até ao nascimento do bebé. chegada do bebê, pois destes animais podem ser portadores de um vírus nocivo denominado vírus da coriomeningite linfocítica.
  • O Plano Nacional de Vacinação inicia-se na Maternidade com a vacinação para a hepatite B. 

 

A vacina BCG atualmente é realizada no Centro de Saúde, mas apenas a grupos de risco.
Durante a estadia na Maternidade o recém-nascido precisa de alguns cuidados especiais:

  • O leite materno é o melhor alimento para o vosso bebé. A equipa está disponível para ajudar a mãe no processo da amamentação.
  • Nos casos em que a mãe não pode (ou não deseja amamentar), dispomos de uma fórmula láctea hipoalergénica adequada ao seu filho. Fale com a equipa médica.
  • O bebé é pesado antes da alta. Geralmente o recém-nascido perde peso nos primeiros dias (até 10% do peso ao nascer). Deve continuar a ser pesado semanalmente durante o primeiro mês de vida. Poderá fazê-lo na consulta de Enfermagem de Pediatria.
  • A visita médica ao vosso bebé é diária e estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer dúvida.
  • O vosso bebé deve ser transportado sempre em segurança. Aquando da alta são realizados esclarecimentos e serão acompanhados por um profissional até ao vosso veículo (Alta Segura).
  • A primeira consulta do seu bebé deve ser realizada até ao 12ºdia de vida. Poderão proceder à marcação da primeira consulta com um dos Pediatras da equipa:
Médica Pediatra Ana Mariano

Dr.ª Ana Mariano

Click to learn more

Médico Pediatra António Salgado

Dr. António Salgado

Click to learn more

Médica Pediatra Inês Serras

Dr.ª Inês Serras

Click to learn more

Médico Pediatra João Tavares

Dr. João Tavares

Click to learn more

Médico Pediatra Luís Gonçalves

Coordenador 
Dr. Luís Gonçalves

Click to learn more

Médica Pediatra  Maria José Guerra Pinto

Dr.ª Maria José Guerra Pinto

Click to learn more

Médica Pediatra Marisol Anselmo

Dr.ª Marisol Anselmo

Click to learn more

Médica Pediatra Patrícia Mendes

Dr.ª Patrícia Mendes

Click to learn more

Médico Pediatra Pedro Costa e Cruz

Dr. Pedro Costa e Cruz

Click to learn more

Médico Pediatra Saul Lopes

Dr. Saul Lopes

Click to learn more

Médico Pediatra Víctor Miranda

Dr. Víctor Miranda

Click to learn more

.

INFORMATION FORM